No âmbito das relações de consumo a atuação do escritório envolve tanto as empresas fornecedoras de produtos e serviços, como também a defesa de consumidores que eventualmente sejam prejudicados ou lesados em uma relação de consumo.
Na perspectiva empresarial o foco é a prevenção e a solução rápida dos conflitos existentes, envolvendo:
– Treinamento e capacitação de gestores e funcionários que lidam com atendimento ao público sobre os direitos básicos dos consumidores;
– Alinhamento das práticas de gestão e políticas internas da empresa com o Direito do consumidor;
– Prevenção para ocaso de eventuais fiscalizações e reclamações/denúncias de consumidores;
– Criação de mecanismos internos rápidos, adequados e práticos para a gestão dos conflitos;
– Orientação para formulação de contratos, documentos internos e externos, termos de garantia, informativos, regras e políticas perante consumidores bem como para realização de núncio, oferta e publicidade de produtos e serviços;
– Defesa e representação administrativa perante PROCONs, DECON, SENACON e demais órgão reguladores;
– Recursos administrativos para o caso de sanções como multas e interdições;
– Atuação em processos contenciosos;
No que diz respeito aos consumidores o atendimento volta-se para explanação das medidas adotáveis e análise dos custos envolvidos além do tempo médio de solução das questões trazidas, englobando:
– Assessoria na reclamação perante o fornecedor, uso de mecanismos internos como ouvidoria e SAC;
– Representação na negociação direta com o fornecedor;
– Acompanhamento nas reclamações administrativas perante PROCONs, DECON e demais órgãos existentes conforme o caso;
– Assessoria no uso de mecanismos como redes sociais e portal da web reclameaqui.com para explanar a insatisfação;
– Atuação em processos contenciosos.